A apresentadora Ana Xisdê é um dos rostos mais conhecidos e carismáticos do cenário gamer brasileiro e isso não é segredo para ninguém. Dotada de muita espontaneidade, ela possui um talento que valida seu legado como apresentadora – mais que isso – uma excelente contadora de histórias. Porém, não se constrói algo tão belo sem que haja motivos reais para uma carreira sólida. Neste contexto, fomos buscar quais são seus segredos.
Muito amor pelo teatro
“Quando decidi tentar uma carreira artística, foi em uma época que eu queria trabalhar com algo que eu realmente gostava. Surgiram duas opções: os games e o teatro. Ao começar minha atuação profissional, percebi que trabalhar com apresentação não significava escolher entre uma coisa ou outra, poderia ser a junção das duas!”, conta Ana.
Muito mais que sua paixão pelas artes cênicas, nota-se sua capacidade de sistematizar suas ideias e colocá-las em prática. Essa inteligência determinante no processo de construção de sua carreira fica muito nítida em sua produção de conteúdo, ou seja, o teatro propiciou à Ana autoconhecimento, consciência corporal e emocional, além de improviso, sociabilidade, entre outros benefícios.
Clique para acessar: Queridinha das Marcas: Ana Xisdê possui mais de 100 ações.
Contar histórias
Para Ana enquanto apresentadora, uma das principais funções é ser o ‘fio condutor’ de tudo que acontece na gravação/transmissão. “A forma mais gostosa de fazer isso, para mim, é o famoso ‘storytelling’, explica Ana. “Através dele a gente consegue criar momentos de tensão, curiosidade, descoberta, ápices e tudo que constrói uma história gostosa e intrigante de acompanhar, fazendo a audiência criar laços e torcer pelos ‘personagens’ dessa história que está sendo contada.”
“Não à toa Ana se destaca não apenas no cenário, mas também no mercado publicitário.. Ela tem a capacidade de criar conexão por meio de suas histórias e criar o engajamento necessário. São formas de criar conteúdo que inspira, educa, informa e motiva.”
Usar suas habilidades e conhecimentos
“Durante todos esses anos eu pude construir um leque de habilidades e conhecimentos que me permitem lidar muito bem com muito do que envolve o trabalho como apresentadora”, afirma Ana. “Mesmo coisas que não são ligadas diretamente a isso eu pude usar a meu favor para construir um diferencial, como a pedagogia, por exemplo.”
É inegável que o repertório adquirido por Ana com os conhecimentos em pedagogia agregou à sua persona. Como toda pedagoga, além do amor pela educação, é possível identificar a curiosidade e criatividade como característica comum desses profissionais.
A comunicação eficaz exige muita resiliência. Tal como na pedagogia, na comunicação realizada na internet onde exige muita resistência e persistência, Ana foi capaz de lidar com os desafios da profissão e manter o foco em seus objetivos. Xisdê é um exemplo de profissional que encontrou a sua paixão no trabalho sempre com o sorriso no rosto. Ela é uma inspiração para todos aqueles que sonham em seguir a carreira de apresentador.
Respostas de 2