Ana Xisdê indica os 10 melhores jogos pra você jogar ainda esse ano

Xisdê indica os 10 melhores jogos pra você jogar ainda esse ano

O ano de 2023 está chegando ao fim e com ele grandes lançamentos de jogos que fizeram a cabeça dos players. Caso ainda tenha dúvida, nada melhor do que uma das melhores apresentadoras da indústria de jogos no Brasil para indicar os 10 melhores para se jogar nesse restinho de ano que falta.
Vamos aos escolhidos:

1 – The Legend Of Zelda: Tears Of The Kingdom

O maior desafio desse game foi conseguir ser uma sequência digna de seu antecessor, Breath of the Wild, mas você não precisa ser fã da franquia para curtir Tears Of The Kingdom. O destaque fica para a “física” do jogo, que permite ao jogador manipular objetos quase que de formas infinitas usando as habilidades novas de Link e resolver os desafios dos jeitos mais malucos que quiser. Que liberdade!

2 – Hogwarts Legacy

O RPG que se passa no universo de Harry Potter entregou nostalgia e jogabilidade para os apaixonados pelo gênero e pela ambientação. Nunca fui uma fã assídua de Harry Potter, apesar de gostar dos filmes, mas o jogo me deixou apaixonada. Ele te entrega tudo que você espera em um universo bruxo (só faltou o quadribol). O destaque fica para o combate que, devido ao leque de magias aprendidas com o passar do jogo, está sempre se modificando, deixando-o super dinâmico.

3 – Final Fantasy XVI

Após o sucesso do remake de Final Fantasy VII Remake, as expectativas eram altas para Final Fantasy XVI desde o começo. Seus gráficos otimizados para a geração nova de consoles entregam quase um filme interativo, com um combate extremamente fluido, capaz de realmente seguir os comandos do controle do jogador sem a sensação de que “cortamos” uma das ações no processo.

4 – Mortal Kombat 1

O novo jogo da franquia Mortal Kombat é um recomeço narrativo para a série após 30 anos, de resto? Mantém tudo que Mortal Kombat é: sanguinário, brutal, visceral… Com seu elenco bastante amplo de personagens e uma das melhores jogabilidades da franquia, as lutas são ponto alto e um prato cheio para os fighting games.

5 – Baldur’s Gate

Como grande fã de RPG de mesa medieval existem zero chances de Baldur’s Gate estar fora da minha lista. Esse jogo criou uma marca histórica para o gênero, pois é a primeira vez que nos sentimos tão próximos da liberdade do RPG de mesa dentro de um game. Raramente esse jogo te dirá “não” para suas ideias, desde que elas estejam baseadas em escolhas e distribuição de atributos que façam sentido para cada interação, assim como em Dungens And Dragons!

6 – Lies of Pi

Depois de ser pega por um soulslike pela primeira vez com Elden Ring sinto necessidade de incluir um em minha lista também. Lies of Pi é igualmente satisfatório e desafiador, mas traz um conceito completamente diferente de outros jogos famosos do gênero. O destaque fica para a narrativa que é contada tanto através de documentos quanto através de interações com NPCs, cenários, poucas cenas em CGI e batalhas contra chefes.

7 – Diablo IV

Apesar da queda que o jogo sofreu desde o lançamento, ainda considero Diablo IV um jogo que todo apaixonado por games deve conhecer. Seu mundo gigantesco e narrativa cativante foram muito elogiados e não à toa, a história da profecia entre Lilith e Inarius cativa com convicção os filhos do santuário. Passei várias horas não só jogando, mas assistindo diversos vídeos sobre ela, me aprofundando nessa história de amor e traição. Vale a pena conhecer!

8 – Season: A letter to the Future

Como uma grande fã dos games indie, não poderia deixar de adicionar títulos do gênero à lista. Vencedor de prêmios aqui no Brasil, A letter to the future é um jogo de narrativa que te imerge em um mundo tão parecido e ao mesmo tempo tão distante do nosso. O papel de documentar o mundo em seu momento de espécie de “apocalipse” traz um ar melancólico e nostálgico para tudo que encontramos e nós somos quem escolhe o que será passado adiante.

9 – Touch Type Tale

Ainda na pegada dos jogos indie e adicionando um novo gênero a lista: os jogos de estratégia em tempo real, trago a vocês Touch Type Tale. Admito não ser a maior jogadora de RTS do mundo, mas ver a forma interessante de inovação que esse título trouxe me cativou desde o começo. Você deve digitar palavras para realizar ações estratégicas dentro do jogo! Quem poderia pensar em algo assim? 

10 – World of Warcraft

Tá liberado trazer jogo antigo para ser jogado ainda esse ano? World of Warcraft é um dos maiores MMORPG do mundo e possui uma característica nada atrativa para os brasileiros: a mensalidade. Mesmo assim, quis adicioná-lo à minha lista porque se você é fã do gênero é muito difícil evitar menções a esse jogo. Depois de uma expansão fracassada, WoW retorna em Dragon Flight para trazer novas mecânicas, adicionar melhorias, simplificar mecânicas que espantavam jogadores novos e salvar aquilo que parecia perdido em Shadow Lands. É um bom momento para conhecer.

Sabemos que as listas são polêmicas e esperamos que tenha gostado. De qualquer forma, a melhor forma de avaliar é jogando. Simbora?

Clique aqui para saber as 3 peças do guarda-roupa que Xisdê mais ama

Ana Xisdê compartilha suas 10 citações inspiradoras

Muita gente se se inspira em frases e citações de pensadores, filósofos e frasistas, renomados ou não. Por vezes essas frases nos guiam pela vida ...
Leia Mais

25 fatos surpreendentes sobre a carreira de Ana Xisdê

Toda carreira tem sua história e toda história tem algo a nos ensinar. Nosso legado é a única coisa eterna em nossa vida e devemos ...
Leia Mais